Você já pensou em ter seu próprio e-commerce?
14/08/2017
E-commerce
Você já tem um pequeno negócio e tem vontade de expandi-lo e de ter compradores em diversos lugares do país? Você faz algum artesanato e não quer vender seus produtos apenas para familiares e amigos? Você está desempregado ou em busca de outra fonte de renda e quer lucrar sem ter muitos gastos? Então você deve investir em e-commerce.
E-commerce é a abreviação de “comércio eletrônico”, ou seja, um processo de compra e venda feito eletronicamente, através de um computador ou smartphone com acesso à internet. Nos últimos anos, este tipo de negócio vem crescendo muito no Brasil.
O brasileiro e o e-commerce
Antes de investir de fato no e-commerce, você pode ficar com medo e se perguntar: mas eu vou mesmo vender na minha loja virtual? O consumidor brasileiro vai de fato comprar produtos pela internet?
A boa notícia é que os brasileiros estão muito dispostos a fazer compras pela internet. Segundo uma pesquisa, mais de 51 milhões de brasileiros – quase um quarto da população – já tinham feito compras online em 2013. De lá para cá este número só cresceu. Hoje, os brasileiros já compram mais pela internet que nas lojas físicas.
A primeira empresa de e-commerce do Brasil foi a Booknet, criada em 1995, que deu origem ao gigante Submarino. Em mais de vinte anos, o mercado mudou muito, a desconfiança foi diminuindo e o e-commerce se tornou uma atividade convidativa, que pode ser desempenhada até por quem nunca trabalhou com comércio.
Vantagens do e-commerce
Menos despesas com aluguel:
Enquanto uma loja comum precisa pagar milhares de reais de aluguel do ponto mensalmente, os donos de e-commerce não precisam se preocupar com uma despesa tão alta. Eles podem manter o estoque de produtos em sua própria casa, ou em um pequeno galpão que tem um aluguel bem mais barato. Além disso, não há despesas com funcionários, água, luz, conta de internet e de telefone.
Loja aberta 24 horas por dia:
A internet não para e nem tira folga. Sua loja virtual vai estar aberta o tempo todo, de modo que os clientes podem visualizar e comprar seus produtos mesmo aos sábados, domingos e feriados. Sim, você pode faturar até quando está à toa!
Alcance nacional – ou mundial:
Se uma loja comum só é frequentada por moradores de uma cidade ou bairro, e de vez em quando por turistas, um e-commerce pode ser acessado e realizar vendas para o país inteiro – e até para o mundo inteiro, dependendo do seu tipo de produto e da sua ambição. Porque é exatamente isso que www, ou “world wide web” significa: uma ampla rede mundial de computadores conectados.
Sem necessidade de estudo ou experiência prévia:
A maioria dos profissionais liberais precisa de anos na faculdade e de um diploma para exercerem sua profissão. O dono de e-commerce não. Ele pode ser até um leigo no assunto, sem nenhuma experiência ou conhecimento sobre vendas. Obviamente, algum conhecimento prévio ajuda, mas também é possível ir aprendendo pouco a pouco, através de leituras na internet e cursos grátis, e ao longo da caminhada como dono de e-commerce. O e-commerce é, tanto para quem compra quanto para quem vende, democrático.
Flexibilidade para manter o negócio:
Você pode tocar o seu e-commerce direto da sua própria casa, onde curte a companhia de quem ama e passa mais tempo com a família. Criar uma loja virtual é extremamente rápido e fácil, e administrá-la é questão de hábito. Talvez nos primeiros meses você fique confuso e precise de ajuda, mas com o tempo vai pegando o jeito e verá como as ferramentas de gestão do e-commerce são intuitivas e simples.
Marketing diferenciado:
Propaganda é a alma do negócio, e não é porque seu negócio existe predominantemente no mundo virtual que ele não precisa ser divulgado. No entanto, a divulgação é diferente das lojas tradicionais – e em geral mais barata. Enquanto as lojas comuns precisam investir em panfletos, outdoors e anúncios na TV, jornal e rádio, um e-commerce pode ser divulgado através das redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat. Este marketing digital também permite um retorno rápido: enquanto quem vê o anúncio em um outdoor precisa se deslocar para o local onde a loja física está, um internauta pode ver o anúncio no Facebook, por exemplo, e com apenas um clique já chegar ao seu e-commerce.
Tendências do e-commerce
Já que existem tantos brasileiros comprando na internet, você deve estar pensando: devem existir também milhões de lojas virtuais, não? Como eu vou me destacar num ambiente competitivo? Como posso competir com e-commerces que já existem há muitos anos?
O sucesso é questão de planejamento e de estar antenado com relação às novidades e tendências do e-commerce.
Uma das tendências do e-commerce para este e para os próximos anos é ter uma loja virtual que possa ser acessada sem problemas via celular. É o chamado mobile first: o consumidor terá seu primeiro contato com seu e-commerce e poderá inclusive comprar via smartphone. Ter um aplicativo da loja, através do qual o cliente pode comprar, também é uma ótima ideia.
Os setores de e-commerce que mais vendem são eletrodomésticos, moda e acessórios e beleza. Investir neles é apostar em um retorno certo. Fique também de olho nas áreas que estão em expansão rápida, como produtos para animais de estimação, alimentos saudáveis, decoração, autopeças e livros. São estas categorias as responsáveis pelas estimativas de que o faturamento do e-commerce deve crescer pelo menos 12% no Brasil em 2017.
E aí, está pronto para colocar a mão na massa e abrir seu e-commerce? Então a DevSolutions pode te ajudar, e muito! Oferecemos serviços diversos para os proprietários de e-commerce em qualquer estágio de desenvolvimento do seu negócio, desde a criação da loja virtual até o gerenciamento dela.
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