Tendências mobile


11/07/2017

Apps Mobile

Que os aplicativos vieram para ficar, todo mundo já sabe. Estima-se que em 2017 o mercado de aplicativos movimente mais de 82 bilhões de dólares – mais de 33% de aumento em relação ao ano anterior.

Mas como serão os aplicativos num futuro nem tão distante? Este é um cenário de mudanças rápidas, em que funções são adicionadas e removidas dos apps em curtos períodos de tempo. O aplicativo do Facebook de um ano atrás, por exemplo, tinha algumas funcionalidades diferentes das que tem hoje. Felizmente, não precisamos de bola de cristal para prever o futuro dos aplicativos: ele já se desenha à nossa frente.

 

 

Cada vez mais aplicativos de compras

 

Pode ficar animado com a previsão: haverá um boom de aplicativos de compras nos próximos anos. Isso significa que qualquer negócio, por menor que seja, poderá ter seu próprio aplicativo para vender seus produtos para o mundo todo.

Isso é uma tendência desde 2015, e só vem aumentando – hoje estima-se que mais da metade dos usuários de smartphones fizeram compras via apps nos últimos seis meses.

Dentro desta porcentagem estão produtos e serviços diversos adquiridos via aplicativo, desde refeições até serviços de mobilidade e hospedagem. Aplicativos que reúnem marcas que oferecem o mesmo serviço estão se tornando muito populares – e em geral são o primeiro contato do consumidor com algumas marcas via mobile.

 

 

Cada vez mais aplicativos de mensagens

 

Existe o Facebook Messenger e o WhatsApp, mas há espaço para muitos outros aplicativos de trocas de mensagens – prova disso é a instabilidade do WhatsApp no Brasil, que já teve seu serviço suspenso e, nesta ocasião, os downloads de outros apps de mensagem, como Telegram, aumentaram muito.

Enquanto ainda houver necessidades dos usuários a serem resolvidas – por exemplo, mandar GIFs, vídeos, criar chats anônimos ou grupos com interesses em comum – haverá um terreno fértil para os aplicativos de mensagens. E é bom que sua empresa utilize os principais deles para estar em contato com seus clientes.

 

Personalização na interface do aplicativo conforme a idade do usuário

 

A interface, a tela e as funções do aplicativo vão mudar de acordo com a idade do usuário em um futuro próximo. Assim, para uma criança não serão exibidas opções de compra, e para os idosos todas as informações serão exibidas em uma fonte maior, por exemplo. As possibilidades de personalização são quase infinitas e muito benéficas, independente de quem seja seu público-alvo.

 

 

A inteligência artificial

 

O uso de inteligência artificial que conhecemos, por exemplo na Siri da Apple, ainda é falho e causador de risadas e mal-entendidos. Para os próximos anos, os desenvolvedores de aplicativos querem minimizar as falhas na interação da inteligência artificial com humanos, possibilitando assim o uso de AI (sigla de Artificial Intelligence) no atendimento ao cliente em sites e apps de compras.

Talvez você já tenha ouvido falar em chatbot. Chatbots são pequenos robôs desenvolvidos a partir de softwares de comunicação. Eles já têm, programados dentro de si, diversas prováveis questões do consumidor, e as respostas-padrão para elas. Várias empresas usam chatbots para tirar dúvidas de clientes através das mensagens do Facebook.

No futuro, os chatbots não ficarão restritos às frases programadas em seus cérebros eletrônicos quando eles foram fabricados. No futuro, os chatbots irão aprender com o comportamento do consumidor e descobrir assim as respostas para perguntas que não haviam sido previstas. E eles estarão dentro dos aplicativos, prontos para ajudar o usuário.

 

 

Realidade virtual e realidade aumentada

 

Elas foram pensadas para revolucionar os games mobile, mas também mudarão muito a maneira como os consumidores interagem com outros tipos de aplicativos.

Você sabe qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

Na realidade virtual, a tecnologia cria todo um ambiente virtual em que se passa a ação – seja ela um jogo, uma experiência ou até uma campanha publicitária.

Na realidade aumentada, por outro lado, objetos que só existem virtualmente são projetados no mundo real, neste cenário que pode estar bem à sua frente. A realidade aumentada é, por isso, um híbrido.

A realidade aumentada permitirá, por exemplo, que um comprador coloque uma peça de roupa virtual na frente de sua imagem e veja se ela fica boa, ou que um consumidor projete um móvel ou objeto de decoração exatamente no lugar onde pretende colocá-lo em casa – e evite assim uma surpresa desagradável depois que a compra foi feita. E tudo isso será feito através de aplicativos.

As aplicações tanto para realidade virtual quanto para realidade aumentada são infinitas. Este é só o começo da jornada destas novas tecnologias aliadas aos aplicativos. Se você puder entrar nesta onda neste momento inicial, não perca a chance!

 

Aplicativos híbridos

 

Existem três tipos básicos de aplicativos: nativos, mobile web e híbridos.

Os nativos são baixados, usados e armazenados totalmente no dispositivo móvel. Os mobile web apps são sites com funcionalidades semelhantes ao de um aplicativo. Os aplicativos híbridos são baixados no celular e têm também a versão para web.

Por serem multiplataforma, os aplicativos híbridos são os que permitem mais funcionalidades, usando os dados que existem tanto no celular – como fotos e listas de contato – quanto no computador. 

Eles também são mais baratos e mais fáceis de serem desenvolvidos. Se você estiver pensando em criar seu primeiro aplicativo, aposte em um app híbrido.

 

 

De olho na segurança dos aplicativos

 

Infelizmente, nem tudo é bom e belo no mundo dos aplicativos. Hoje já é possível que apps sejam hackeados e vírus entrem nos aplicativos e smartphones para roubar dados dos usuários.

Aqui não depende apenas do uso que cada pessoa faz do aplicativo, mas também dos sistemas de segurança instalados nos apps durante a fabricação. E os códigos de segurança devem ser planejados e inseridos desde o começo da criação do aplicativo – não é um elemento para finalizar a criação, mas para servir de alicerce para ela.

Pensar na segurança do usuário conforme ele usa o seu aplicativo é fundamental. Uma experiência agradável e sem sustos usando seu aplicativo é a garantia de que o usuário vai continuar comprando de você, e talvez até indique seu app para os amigos.

Ficou interessado em adotar estas tendências em seu próprio aplicativo? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu aplicativo!

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