Segurança na web


21/07/2017

Segurança

Tudo que você precisa saber para navegar sem preocupações

 

Você deve saber que segurança na web é um tema cada vez mais importante. Conforme cresce o número de pessoas conectadas à internet, cresce também a quantidade de crimes e perigos aos quais os milhões de usuários da rede mundial de computadores estão expostos.

A internet não é um território livre e seguro, muito pelo contrário. Assim como há muitas oportunidades online para aprender e lucrar, há também muita gente com segundas intenções, usando a tecnologia para roubar, enganar e prejudicar.

Alguns golpes são velhos, mas ainda fazem vítimas todos os dias. Outros tantos golpes surgem e se espalham conforme novos sites e aplicativos vão sendo criados. Sim, os golpes acompanham o desenvolvimento tecnológico! Por isso, nada melhor que ficar atento e desenvolver alguns hábitos para navegar com segurança na web.

 

De olho nas senhas e nos e-mails

 

De olho nas senhas e nos e-mails

 

Algumas recomendações básicas merecem ser lembradas: jamais abra e-mails de pessoas ou entidades que você não conhece – se desconfiar de um e-mail, mande-o para a pasta de spam ou delete-o de uma vez. Também tenha cuidado ao clicar em links de redes sociais. Um clique pode ser suficiente para trazer um vírus para dentro do seu computador. Tenha um antivírus instalado, atualizado e coloque-o para verificar todo o computador de tempos em tempos, dependendo da frequência com que você usa o computador.

As senhas que você usa nos seus principais perfis devem ser difíceis de ser adivinhadas e, se possível, diferentes umas das outras. Vale anotá-las, sim, mas em um local seguro. Nunca deixe o computador memorizar suas senhas automaticamente se a máquina for usada por outras pessoas além de você.

 

Fazer compras com segurança

 

Fazer compras com segurança 

 

Talvez você ainda esteja em dúvida com relação à seriedade das lojas online. Ou talvez você compre pela internet com frequência, mas já tenha passado por alguma situação desagradável. A verdade é que existem diversos e-commerces honestos, e também alguns que só existem para explorar o consumidor menos atento.

Se você tem dúvida quanto à seriedade de uma loja virtual, procure quem já comprou lá e tire suas dúvidas. Você não conhece nenhum consumidor da loja pessoalmente? Sem problemas: uma busca no site Reclame Aqui vai apresentar reclamações de clientes insatisfeitos e muitas histórias de consumidores. As lojas virtuais ficam de olho nesse site, e em geral resolvem prontamente o problema de quem reclama por lá. Por isso, leia cuidadosamente os relatos e fuja das lojas com muitas reclamações!

Muita gente fica com o pé atrás na hora de digitar o número do cartão de crédito no site do e-commerce. Se você não se sentir seguro para dar ao vendedor este dado importante, opte pela opção de pagar com boleto bancário – que é inclusive mais prática para o próprio lojista.

Para não ter seu cartão de crédito clonado, preste atenção no endereço do site: se houver a imagem de um pequeno cadeado ao lado do endereço, ele é provavelmente autêntico e seguro. Para acabar com essa dúvida de vez, confira o endereço antes de sair digitando seus dados. 

 

Deixe as crianças navegarem sem medo

 

Deixe as crianças navegarem sem medo

 

A preocupação com crianças na internet é ainda maior. Hoje é quase impossível deixar a criança totalmente desconectada, porque a internet já faz parte do mundo dela, seja em casa ou na escola. Mais cedo ou mais tarde você terá um pequeno usuário em casa, e por isso deve prepará-lo para navegar com cautela.

Ensine as crianças a não publicarem informações e fotos na internet – equivale ao velho conselho “nunca fale com estranhos”, com a diferença de que na internet toda pessoa do outro lado da tela é um estranho.

Dependendo da idade da criança, desabilite algumas funções do computador. Mude as configurações para que alguns sites mais perigosos não sejam acessados. Deixe ao lado do computador uma lista de sites amigáveis, nos quais a criança pode se divertir sem medo. Sempre que possível, acompanhe a criança enquanto ela mexe no computador. 

 

Segurança em dispositivos móveis

 

Segurança em dispositivos móveis

 

Os smartphones e tablets costumavam ser os dispositivos mais seguros para navegar na internet. Entretanto, com o significativo crescimento no número de usuários destes dispositivos, os golpistas passaram a dar atenção a eles também, e hoje um smartphone pode ser inutilizado por um vírus da mesma forma que um computador.

Para evitar problemas com seu smartphone ou tablet, instale nele um aplicativo antivírus e anti-malware de confiança. Por falar em aplicativos, leia as opiniões ou se possível pesquise um pouco antes de instalar um aplicativo – em especial se for de um desenvolvedor novo na loja de apps ou o design parecer cópia ou algo amador.

Não se esqueça de atualizar seu dispositivo sempre que uma nova versão do software for lançada – em geral você recebe uma notificação para fazer a atualização, ou fica sabendo sobre ela em sites de notícias ou redes sociais.

Cuidado com os dados que são coletados pelos desenvolvedores, em especial geolocalização – deixar os desenvolvedores saberem onde você está enquanto usa um aplicativo é um imenso risco à sua privacidade. Também habilite bluetooth, infravermelho e Wi-Fi, que são chamados de interfaces de comunicação, apenas quando você for usá-los: isso não apenas garante a segurança, mas faz a bateria durar mais.

Assim como no computador, preste atenção aos links em que você clica. Um cuidado especial deve ser tomado com relação aos links, imagens e vídeos que você recebe em aplicativos de conversa e mensagens.

Na hora de se conectar ao Wi-Fi, prefira as redes que você já conhece. Não faça nada importante – como transmitir informações pessoais ou fazer compras – se você estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pública ou que não seja segura.

Manter a segurança na internet é uma questão de hábito. Mudando sua conduta online um pouco a cada dia, você estará seguro para aproveitar todos os bons recursos disponíveis na internet.

Gostou destas dicas? Acompanhe nosso blog e descubra muito mais!

 

COMPARTILHAR: