Como o design da sua loja virtual pode ajudar nas vendas


15/07/2017

E-commerce

Você já tomou a decisão de investir em e-commerce e abrir sua própria loja virtual. Agora é hora de colocar a mão na massa e trabalhar no design da loja!

Não são apenas bons produtos que garantem o sucesso de uma loja virtual. É preciso também pensar na qualidade da experiência do usuário na sua loja virtual: por exemplo, se ele conseguiu encontrar o que procurava com facilidade. Um usuário que tem uma boa experiência em uma loja virtual vai voltar a comprar nela e vai indicá-la para seus amigos. É o marketing espontâneo em ação.

 

 

Facilitando a compra

 

Os consumidores já escolheram fazer compras através de lojas virtuais devido à praticidade que elas oferecem, por isso, nada pior que uma loja virtual que complique a vida dos seus compradores. 

A maioria das lojas possui um sistema de encher o carrinho virtual de produtos e, ao finalizar a compra, calcular o total, o frete e obter os dados financeiros e o endereço do comprador. Mas você sabia que, ao contrário do que acontece nos supermercados, uma boa parte dos consumidores de lojas virtuais enchem o carrinho mas o abandonam antes de finalizar a compra?

Felizmente, a porcentagem de carrinhos abandonados no Brasil é menor que nos Estados Unidos: 43% contra 56%. Ainda assim, é uma quantidade muito grande. Obviamente, fatores como preço e frete influenciam na decisão de abandonar o carrinho, e estes dificilmente podem ser modificados. Mas você tem como diminuir as desistências dos compradores!

Muitas pessoas desistem da compra quando encontram um cadastro muito complexo e demorado para preencher. Um cadastro feito em muitas telas, uma após a outra, cansa o consumidor e ele julga que não vale a pena prosseguir com a compra.

Se for possível mesclar o cadastro na sua loja com algum outro site, como Google ou Facebook, e de lá importar os principais dados do consumidor, ótimo. Outra boa opção para otimizar o cadastro é permitir o autopreenchimento – os consumidores que já digitaram seu e-mail ou endereço uma vez naquela máquina não vão precisar digitá-los novamente, letra por letra. 

 

 

Perfeito em todos os dispositivos

 

Mais e mais pessoas fazem pesquisa de preço e até tomam a decisão de compra através de smartphones e tablets. Se sua loja virtual não estiver adaptada para estes dispositivos, a chance de o consumidor abandonar rapidamente sua loja é alta.

Uma loja virtual precisa ter design responsivo para dispositivos móveis, ou seja, não ter suas imagens e textos distorcidos conforme mudam as dimensões da tela. Manter a proporcionalidade conforme a página carrega, e fazer com que este carregamento seja rápido, é fundamental para não perder clientes.

A versão para mobile também deve ser, se possível, mais simples que a para desktop, deixando apenas as informações e elementos essenciais para que o cliente busque produtos, navegue pela loja e efetue a compra.

 

 

Tendências no design das lojas virtuais

 

Você pode querer ser muito original com sua loja virtual, mas saiba que a maioria das lojas virtuais de sucesso tem design semelhante, e não é por acaso. 

Quando uma loja grande, de referência no mercado, modifica o layout, ela acaba criando uma tendência, e as demais lojas a copiam. Por isso, quem faz compras online está acostumado a um modelo mais ou menos comum nas lojas virtuais, e vai ficar confuso e sem saber como navegar se a sua loja virtual for muito diferente da maioria.

Na tela de computador ou de um dispositivo móvel não lemos as informações da mesma maneira como o fazemos em um livro ou revista. Apreendemos as informações passando os olhos na tela formando uma letra Z, por isso é costume colocar o logotipo da sua loja virtual do lado superior esquerdo da tela, e o carrinho de compras do lado superior direito. O logo vai ser a primeira imagem que o consumidor vai ver ao acessar a sua loja virtual, e o carrinho, a segunda.

E quem disse que não dá para montar uma vitrine na loja virtual? É possível, sim, deixar alguns produtos em destaque – recomendamos no máximo quatro produtos – na página principal da loja virtual. 

Da mesma maneira, na página do produto, o botão “comprar” ou, melhor ainda, “adicionar ao carrinho” deve estar no canto inferior direito, e numa cor diferente dos outros botões, para dar destaque a ele. Assim, o botão de compra é o último que o consumidor vê na página, após ter visto o produto, preço e especificações. Todos estes detalhes induzem sutilmente o consumidor à compra.

Atenção também para as formas de pagamento permitidas na sua loja virtual. Para não afastar consumidores, o ideal é permitir pagamento tanto via sites facilitadores – como PagSeguro e PayPal – quanto através de cartão de crédito e boleto bancário. Permitir pagamento só por cartão, por exemplo, exclui milhões de pessoas que usam apenas boleto, e também aumenta a chance de haver fraudes e prejuízos nas compras.

Parece que são muitos detalhes, não? Sim, é bastante coisa para se lembrar na hora de criar e administrar sua loja virtual. Amadores e novatos neste mercado podem encontrar dificuldades para usar as ferramentas de montagem de loja virtual, e o resultado disso muitas vezes é um visual relaxado, amador mesmo, no final – algo que não convence o consumidor a insistir na compra e dar uma chance àquela nova loja virtual.

Por isso, você já sai na frente se puder contar com uma equipe experiente e eficaz para desenvolver o ambiente de compras virtuais para seu negócio e também administrá-lo de acordo com mudanças nas tendências.

Quem tem o apoio da equipe DevSolutions Software tem a certeza de que sua loja virtual vai transparecer bom gosto e profissionalismo. Já são muitos clientes satisfeitos desde que estreamos no mercado, e você também pode fazer parte deste rol de grandes lojistas virtuais. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre os serviços que oferecemos!

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